bosque-firme-wix.jpg

CAMPANHA

 “BOSQUE FIRME BAILIQUE”

 

Abaixo-assinado em prol da RECONSTRUÇÃO DA ESCOLA BOSQUE, esse documento será encaminhado aos candidatos com chances reais a serem eleitos ao governo do Estado do Amapá, buscando reconstruir a mesma, pois seu problema está se agravando desde 2015, o Módulo Regional do Bailique vem perdendo sua estrutura física devido ao fenômeno das Terras Caídas e que a cada ano se intensifica prejudicando a estrutura da escola, sendo essa a única escola no Bailique que atende a população, através do Ensino Regular, e as modalidades do ensino fundamental 2, EJA e Ensino Médio Integral, hoje mais de 80% da estrutura física já não existe mais e o restante está comprometida pela erosão, incluindo os prédios onde funcionam as salas de aula. Hoje a Escola Bosque do Bailique tem em média 754 alunos matriculados.

A Associação Gira Mundo atua há mais de 10 anos no arquipélago do Bailique na cidade de Macapá/AP. Durante esses anos de atuação, um dos espaços que sempre nos acolheu foi a Escola Bosque na Vila Progresso. A escola foi um projeto revolucionário criado no Amapá, o projeto era voltado para as comunidades rurais e tinha como propósito a educação vinculado aos saberes tradicionais e uma economia criativa e sustentável na Amazônia. A Escola Bosque no Bailique foi a de maior êxito. Porém, por conta das erosões e do abandono do poder público a escola desabou. 

Estamos juntos de lideranças comunitárias do Bailique construindo uma campanha que pressione o próximo governador do Amapá a reconstruir a escola bosque no seu modelo original que trabalhe a educação sustentável e a valorização dos saberes tradicionais do Bailique. Para isso vamos construir coletivamente um abaixo-assinado junto de uma carta compromisso que seja assinada pelos candidatos com chances reais de se eleger ao governo do estado do Amapá.