logo FREMITO.jpg

O GRUPO

O Frêmito Teatro dedica-se ao teatro de grupo e de pesquisa, lançando mão de poéticas diversas como o teatro físico, o teatro documentário, o teatro narrativo, a videoarte e a performance, dialogando com as tradições teatrais de maneira desterritorializada. Cada trabalho ou tema busca a sua própria poética, misturando linguagens e técnicas de diferentes origens. O trabalho colaborativo é também uma marca do grupo, onde a criação busca caminhos estéticos potentes que são compartilhados pelo coletivo em dinâmicas de parceria.

A companhia é formada por Wellington Dias, Raphael Brito e Otávio Oscar, fazedores de teatro oriundos de diferentes escolas e grupos teatrais, tendo em comum o Amapá como ponto de partida e/ou chegada.

ESPETÁCULO LUGAR DA CHUVA

LUGAR DA CHUVA é uma viagem poética e política pela Amazônia amapaense. A dramaturgia cartográfica, que organiza o texto por ilhas, acompanha a trajetória de dois narradores-viajantes por diversos locais na foz do Rio Amazonas, reinventando as sensações que os atravessam durante o percurso entre a cidade e a floresta, entre o mato e o concreto, entre o rio e a rua. Em cena, entremeiam-se reflexões sobre um Amapá atual, urbano e globalizado, em suas complexas relações com a história, as ancestralidades e a natureza. O espetáculo é uma parceria entre o Frêmito Teatro e a companhia paulistana Agrupamento Cynétiko, reunindo artistas dos dois estados.

OFICINA O ATOR FLUVIAL

Em diálogo com a pesquisa desenvolvida pelo Frêmito Teatro, a oficina trabalha exercícios de fluxo cênicos para o corpo e a palavra, presentificando o aqui-agora do encontro teatral e colocando a narratividade enquanto um jogo compartilhado entre o ator e o público. Durante os trabalhos, os atores e não-atores participantes são incentivados a criar cenas narrativas sem roteiro definido, sem quarta parede e sem máscaras, buscando o olho-no-olho com a plateia. O ciclo de exercícios dividem-se em quatro etapas: o fluxo do corpo, o fluxo da palavra, o fluxo da narratividade e o exercício final: um palco em formato de rio onde cada ator experimenta a presentificação e a narratividade.

CATRAIA SYSTEM

CATRAIS SYSTEM é uma performance-show inspirada nas festas de aparelhagem do Norte do Brasil, navegando pelos ritmos que habitam o percurso do Rio Amazonas e atracando nas cidades de Macapá, Belém, Parintins e Manaus. Nas ondas sonoras, o balanço de gêneros como: brega, tecnobrega, carimbó, marabaixo, toada, guitarrada, zouk love, beiradão, cumbia e lambada. Durante a performance, os artistas botam o público pra ferver, festejar e dançar os ritmos amazônicos, interagindo e levantando a bandeira da alegria como antídoto para o tédio, a tristeza e o preconceito.

  • facebook1
  • youtube1
  • insta1