Flyer para site  - Curso Aldir Blanc AP

O Curso 'Elaboração de Projetos Culturais para Artistas Independentes' é uma realização da Associação Gira Mundo, de Macapá-AP, através da Lei Aldir Blanc e da SECULT-AP, voltada para artistas amapaenses e para artistas residentes no Amapá.

O curso é 100% online e gratuito, realizado através de videoconferências, com 8 encontros de 3h cada, das 19h às 22h, todas as quartas-feiras, entre os dias 12 de Maio e 30 de Junho de 2021, oferecendo uma capacitação para artistas independentes que tem interesse em transformar suas ideias em projetos profissionais, visando a inscrição em editais/chamadas de instituições públicas e privadas. 

Na abordagem teórica, serão apresentados e discutidos os princípios básicos para a elaboração de projetos culturais, como objetivo, justificativa e orçamento, assim como orientações sobre como preparar e organizar o material profissional do artista. Na abordagem prática, os participantes serão instigados a escolher uma de suas ideias para transformar em um projeto cultural que será escrito em etapas, através de exercícios semanais, assim como a preparar e organizar o seu próprio material, como currículo e portfólio, tudo com orientação e acompanhamento profissional do oficineiro.

O curso será ministrado pelo artista independente e produtor cultural amapaense Otávio Oscar, que atualmente é o Coordenador de Projetos da Associação Gira Mundo (Macapá-AP) e co-produtor do projeto TECNO BARCA (residência-ateliê de arte-educação realizada no Arquipélago do Bailique-AP). Também atua como artista nos coletivos Frêmito Teatro (Macapá-AP) e Agrupamento Cynétiko (São Paulo-SP). É co-fundador, diretor e curador do PERFÍDIA - Festival de Performance e Novas Mídias. É Produtor Associado da ONG de culturas indígenas Instituto Maracá (São Paulo-SP) e do coletivo cênico Agrupamento Andar7 (São Paulo-SP). O oficineiro tem formação em Artes Cênicas pela ECA-USP e especialização em produção cultural através da Projecta Cultura, coordenada por André Fonseca.

Para inscrição no curso, os requisitos necessários são:
- Ser maior de 14 anos.
- Ser artista amapaense (residente ou não) ou ser artista residente e atuante no Amapá há pelo menos 2 anos.
- Se comprometer a participar de todas as aulas do curso.
- Se comprometer a realizar e entregar os exercícios semanais do curso.

Não é necessário ser artista profissional.

Total de 40 (quarenta) vagas.

Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, haverá processo seletivo a partir das informações apresentadas nesse formulário, buscando estabelecer uma diversidade de gênero, raça/etnia, localidade, idade, área artística e tempos de carreira. A lista de pessoas selecionadas será divulgada em nossas redes sociais e também através de email.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS NO DIA 09 DE MAIO DE 2021.

Para mais informações, envie email para casagiramundo@gmail.com ou otavio.oscar@gmail.com

Projeto realizado através da Lei Aldir Blanc, SECULT-AP Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Amapá, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil.

Logos Audir Blanc-06.png
Logos Audir Blanc-02.png