
Serra do Navio
O projeto tem como objetivo realizar a segunda etapa da pesquisa e do processo de criação do espetáculo SERRA DO NAVIO, de autoria do coletivo amapaense Frêmito Teatro. Como contrapartida foram realizadas de 3 (três) aberturas de processo, 3 (três) rodas de conversa e 3 (três) palestras sobre os temas do espetáculo. As atividades ocorreram online devido aos protocolos sanitários vigentes no período da pandemia de covid-19.
SERRA DO NAVIO [canteiro de obras] propõe a construção de um espetáculo em processo aberto, onde o público poderá acompanhar e colaborar na criação. O projeto busca realizar uma arqueologia cênico-documental para narrar a história de ascensão e queda da vila de Serra do Navio, no Amapá. Inaugurada na década de 50, a cidade foi criada dentro de um moderno projeto de exploração do minério de manganês no seio da floresta, um plano ambicioso de desenvolvimento econômico da Amazônia amapaense, que teve seu desfecho com o encerramento precoce das operações e o abandono da cidade, graças ao esgotamento das reservas.
FICHA TÉCNICA
Criação: Frêmito Teatro
Direção e Produção: Otávio Oscar
Atuação: Carla Thaís, Raphael Brito e Wellington Dias
Videoartista: Rayane Penha
Participações Especiais: Luene Karipuna e Kauri Wayãpi
Coordenação Geral: Associação Gira Mundo
Designer: Xion Algore
Redes Sociais: Gabriel Yared
Realização: Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá, Governo do Estado do Amapá, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Link para ações on line do projeto:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLeN5xgSyNsd0RaNJG3CUXyy5C6EMeDru0
Galeria de imagens




