HISTÓRICO |2022
FESTIVAL NOSSA AMAZÔNIA
Produziu a rede de Festivais Dia da Amazônia, que ocorreu em 8 cidades do Brasil (Macapá, Belém, Santarém, São Luis, Manaus, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro). No Amapá, as atrações ocorreram na capital e no Arquipélago do Bailique com shows musicais, apresentações de teatro, circo, torneio de futebol e cine clube entre os dias 01 e 05 de setembro de 2022.
FICHA TÉCNICA
Coordenação e produção geral: Marina Beckman.
Produção executiva: Marlon Leão e Gutto Pavull.
Assistentes de Produção: Rita Seabra, Karina Castro, Gean, Rúbia Carla, Bruna Elis, Juliana Carla, Claudia Helen;
Redes: Adryany Magalhães.
Esse projeto é uma realização da Associação Gira Mundo em parceria com o Imapinguari com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).
FESTIVAL TECNO BARCA
A Associação Gira Mundo, em setembro de 2022, realizou o Festival Tecno Barca Por uma Amazônia Viva, levando 3 dias de programação cultural para as Vilas Progresso e Jaranduba em prol das comemorações do Dia da Amazônia que foi celebrado juntamente com outros 8 Festivais de Música simultâneos nas cidades de Macapá, Belém, Manaus, São Luís, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Wellington Dias.
Coordenadora de Cine Catraia: Rayane Penha.
Cineclubista: Kssidy Wesley.
Contadora de História: Beatriz Nonato.
Assistente de Produção: Ellias dos Anjos, Sereia Caranguejo, Beatriz Nonato;
Artistas: Trupe do Pato, DJ Robson Alucinado;
Esse projeto é uma realização da Associação Gira Mundo com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).
TECNO BARCA V
O projeto Tecno Barca Residência Artística chega na 5ª edição com ações voltadas às famílias que vivem às margens do Rio Amazonas, no arquipélago do Bailique, a 180 quilômetros de Macapá. Durante 15 dias, de 1 a 15 de novembro, artistas amapaenses e de outros Estados percorreram 11 comunidades ribeirinhas do Bailique.
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Wellington Dias.
Coordenação de Comunicação: Rayane Penha.
Coordenação Administrativa: Otávio Oscar.
Produção Executiva: Marina Beckman e Raphael Brito.
Assistentes de Produção: Elias dos Anjos, Elba Figueiredo e Gibison Viana.
Equipe de Comunicação: Maria Silveira e Bruna Silva.
Fotografias: Dayane Oliveira e Guto Íris.
Video: Dayane Oliveira, Maria Silveira e Bruna Silva.
Cineclubista: Kssiddy Weslley.
Designer Gráfico: Tamy Martins e Thayse Panda.
Artistas: Anali Dupré, Débora Bararuá, Fany Magalhães, Mapige Gemaque, Napoleão Guedes, Raul Zito, Rafael Silva, Rodrigo Abreu, Sereia Caranguejo e Sebastião Neto;
Conselheires: Anderson Barroso, David Limaverde, Itala Isis, Ierê Papá, Isabel Viana, Sarah Marques e Raphael Brito
Esse projeto é uma realização da Associação Gira Mundo com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).
CAMPANHA BOSQUE FIRME
A Associação Gira Mundo realizou a Campanha Bosque Firme no Bailique (com recursos do Edital IARA 2022 - Inovação e a Aceleração da Região Amazônica) para reconstrução da Escola Bosque, situada na Vila Progresso no Bailique que desabou devido ao fenômeno das "terras caídas" (erosão) que vem se acelerando na região.
FICHA TÉCNICA
Coordenação geral e diretora de comunicação: Rayane Penha
Coordenação de produção e direção financeira:
Assistentes de produção: Elba Figueiredo, Ellias dos Santos, Glauber Oliveira, Sereia Caranguejo;
Esse projeto é uma realização da Associação Gira Mundo com apoio do Edital IARA - Inovação e Aceleração da Amazônia.
ESPETÁCULO LUGAR NA CHUVA
O espetáculo teatral ‘Lugar da Chuva’ conta a trajetória de dois narradores-viajantes navegando por terras amapaenses. A produção é fruto do intercâmbio entre o coletivo amapaense Frêmito Teatro (AP) e o Agrupamento Cynétiko (SP), grupo paulistano que viajou até Macapá para colaborar na criação do espetáculo. A proposta do trabalho é apresentar uma visão sobre o Amapá tanto do ponto de vista de quem é nativo, quanto do olhar “de fora”, buscando um lugar de troca onde se possa construir a reflexão.
“Lugar da Chuva” é o significado da palavra ama’pá, que diz-se ser originária da família tupi-guarani. O roteiro é fruto das experiências vividas durante uma viagem pelo território amapaense, em novembro e dezembro de 2017.
Durante essa residência, os coletivos acionaram vivências criativas em locais significativos do entorno da capital, compartilhando a criação de maneira colaborativa e processual.
O atravessamento mútuo entre os artistas e os ambientes nutriram a construção da dramaturgia, do vídeo e da direção de arte. Na sala de ensaio, a experimentação criativa buscou reimaginar, poética e cenicamente, lugares como a Fortaleza de São José, marco colonial da cidade, a Ilha de Santana, com sua floresta de samaúmas e o bairro do Araxá, com suas palafitas urbanas.
Em cena, se entremeiam reflexões sobre uma Amazônia atual, urbana, globalizada, com as questões que movimentam esse momento. Paralelo a isso, o espelhamento e estranhamento com a Natureza, ancestralidades e tradições, buscando ir além dos estereótipos sobre a floresta enquanto um lugar inabitado e sem história.
FICHA TÉCNICA
Realização: Frêmito Teatro (AP) e Agrupamento Cynétiko (SP)
Atores: Raphael Brito e Wellington Dias
Direção e Produção: Otávio Oscar
Dramaturgia: Ave Terrena
Direção de Arte: Daniele Desierrê
Videoartista: Luciana Ramin
Esse projeto é uma realização da Associação Gira Mundo com apoio do SESC (Serviço Social do Comércio) Ipiranga SP.